quinta-feira, 11 de abril de 2024

   PELAS MÍDIAS com leitores e amigos...


Oi, boa noite, Ângela!

Primeiramente louvo seu espírito patriótico (o que não se é de admirar, pelo que conheço de você) que vai muito além de votar. A sua preocupação com os desígnios de nossa Pátria é fato. Neste diapasão externo minha solidariedade e confissão de que, em alguns assuntos nacionais correntes, isso transformar-se, às vezes, em minha angústia.

Bom saber de convergências de gostos entre nós( Filosofia, Psicologia...). Isso abre um leque de percepções mútuas, que podem levar-nos à possíveis reflexões, não obstante o caminho ideológico por nós ora percorrido/ defendido.

"En passant"... em contraponto ao autor do texto enviado, destaco a questão da "competição", que smj, aparenta-se defenestrado pelo referido autor, quando faz o recorte do contexto simbólico trazido à baila.

Para tanto, fundamento, dentre outros, com a Teoria de Geertz, onde a cultura existente ou instaurada "é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações, por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentidos as suas ações[...] em uma atmosfera de diversidade, pluralismo e conflito, o que é intelectualmente vital para uma disciplina."Geertz Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.**

Nesta esteira é correto afirmar que do Comunismo/ Socialismo tem presente no universo do trabalho, também as suas " Implicações Psíquicas", pois indubitavelmente (apesar das pouquíssimas informações científicas oficiais nesta matéria desses países de regime socialista-comunista) ocorrem "sofrimento no trabalho, corrosão da personalidade, desmoralizacao e depressão generalizada... dessimbolizacao, perversão comum[...] e o governo do sujeito comunista/ socialista."

Enfim desde que a raça humana foi concebida estivemos, estamos ou estaremos sob um ou outro modelo (seja que nome for, pois o humano é um ser gregário)... ou talvez numa "terceira via".

Data venia, dentro da liberdade que me oportuniza ao  situar" Implicações Psíquicas do Neoliberalismo", vale ressaltar que este mesmo regime permite, até assim, me manifestar pra você e para com todos.

Obrigado por lembrar deste confrade neste diálogo de de interpretação... de identidade.
Meu respeito e admiração à ilustre Confreira.
Abs.


*Para ver e ler outras matérias deste Blog, click aqui>


Copyright © 2024Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário