Mais...AUTORES/ESCRITORES...
PONTE MUNICIPAL - PRIMEIRO CENTENARIO, um trabalho concluido em junho de 1987.
Este volume foi impresso em Offset nas oficinas da GRACAL – Grafica Cachoeiro Ltda, tendo sido copiado em maquina Multilith.
"Uma velha estrutura resiste ao tempo e completa o centenário. São os pilares da antiga Ponte Municipal, que ultrapassando as gerações, chegaram intactas a nossa época.
Foi a primeira ponte da cidade – a maior obra executada na Província do Espírito Santo, naquele tempo – inaugurada em 11 de junho de 1887.
Na oportunidade do seu centenário a Loja Maçônica Fraternidade e Luz e o Grêmio Bibliotecário Cachoeirense, a ela intrinsicamente ligada, estão dando novamente a lume a crônica de Levy Rocha, dizendo a sua História, e o Relatório apresentado pelos vereadores da época, do qual consta, ainda, comentários sobre as diversas realizações do profícuo quatriênio 1883/1886, tais como o Cemitério Público e o “serviço de iluminação pública durante as noites escuras”.
O texto de Levy Rocha, publicado em sua obra esgotada “Crônicas de Cachoeiro” é, de longe, o melhor que dispomos sobre a construção e a inauguração da Ponte Municipal, sendo bastante conhecido dos velhos cachoeirenses interessados, mas ignorado pela maioria dos novos. Por isso optamos por transcrevê-la, com a autorização do escritor.
De sua leitura tiraremos singulares achados como o “Imposto sobre a vaidade”; primórdios do tradicional bairrismo da terra (o declarado “serviço funerário superior ao da cidade do Rio de Janeiro”); o poético “serviço de iluminação pública durante as noites escuras” (nas claras a Lua era a concessionária)."
Breve biografia do autor
Advogado, escritor, nasceu no município de Muniz Freire, tendo sido vereador pela cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES, admirador de Maquiavel. Criou no facebook um grupo para discurssão das lições da obra “d’O Príncipe” (Revista Piauí - Folha de São Paulo - Uol, jornalista Mariana Filgueiras, “Seção Esquina”, Edição 84, Setembro 2013) no qual o intitula O PRÍNCIPE DE CACHOEIRO - Um fanático por Maquiavel na cidade de Rubem Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário