quarta-feira, 27 de maio de 2020

Mais...AUTORES/ESCRITORES... 
             mais... EDUCADORES...e Gente das Artes...no Espírito Santo

AUTORES/ESCRITORES (Registro Nº 002) 
Autora - RAQUEL ALMEIDA ROHR DE OLIVEIRA ISIDORO


"A melhor história de um lugar é contada pelo povo do lugar. A história do ensino do violoncelo no Espírito Santo é contada, nesse livro, por uma capixaba que tive o prazer de orientar no Curso de Mestrado em Música na UFMG. Para falar do seu instrumento, Raquel Almeida Rohr de Oliveira Isidoro traça um panorama da vida musical no seu estado desde as dificuldades após a expulsão dos jesuítas com seu projeto pioneiro de musicalização até a vinda de um casal de músicos que mudaria a vida cultural da região: o violinista e compositor paranaense Alceu Camargo e sua esposa, a violonista e pianista capixaba Vera Camargo. Este casal não apenas trouxe o primeiro professor de violoncelo para o Espírito Santo, como também responde por uma colaboração que gerou o primeiro repertório capixaba significativo do instrumento. Raquel mergulha nos manuscritos das cinco obras para violoncelo remanescentes de Alceu Camargo para revelar seu estilo e potencial didático, que agora podem ser desfrutados – por intérpretes e ouvintes – a partir das edições que cuidadosamente preparou.
Dr. Fausto Borém
Professor Titular da Escola de Música da UFMG
Fundador e Editor Científico de Per Musi"
Rohr, Raquel (2012, p.11).  


RAQUEL ALMEIDA ROHR DE OLIVEIRA ISIDORO,  nasceu em Cachoeiro de Itapemirim - ES, é graduada em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mesma instituição onde concluiu o Mestrado em Música em 2011 e o Doutorado em Performance Musical, no ano de 2017 investigando a temática do violoncelo na música popular brasileira. Acumula experiência camerística e orquestral, tendo atuado na Orquestra Sinfônica do Estado doEspírito Santo, Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Orquestra de Câmara de Ouro Branco - MG e Orquestra de Câmara de Itaúna - MG. Entre 2007 e 2014, lecionou
violoncelo na FAMES, onde desenvolveu projetos de pesquisa e extensão ligados à prática orquestral. Atualmente, é violoncelista da UniversidadeFederal de Juiz de Fora - MG, onde atua em projetos de ensino e pesquisa do Departamento de Música.
                           
  

No deslinde de sua temática Raquel destaca: ..."creio ser oportuno ressaltar a importância da disseminação das pesquisas na área de saúde do músico, realizadas sob os mais diferentes vieses, a fim de que essas informações possam ser repassadas ao músico durante sua formação. A qualidade de vida no exercício orquestral deve tornar-se assunto frequente no âmbito acadêmico e nos ambientes de ensino de música. Costa (2005, p.55) aponta que “a promoção da saúde do músico desponta como um somatório de esforços que passam tanto pela área médica quanto pela educacional, de forma contextualizada”.
Muitos dos assuntos que vêm sendo pesquisados e que foram abordados (...) ainda não são discutidos durante o período de formação do instrumentista. Entendemos ser primordial que a formação destes traga um retrato real do mercado de trabalho, não só valorizando o lado prazeroso do fazer musical na orquestra, mas também mostrando os percalços e dificuldades, principalmente ligados ao sustento do músico, de maneira que o estudante possa refletir e se preparar para encarar a realidade de trabalho, com todas as suas nuances, provido de mecanismos de defesa contra o adoecimento físico e psíquico que ainda são comuns nessa atividade". Marina Médici...[et al.] (2015, p.199-200).
  


Copyright © 2020Todos os direitos reservados.
Voc

Nenhum comentário:

Postar um comentário