terça-feira, 29 de julho de 2025

 


Passei pela mesma situação.
Absurdo!
Terrível!
MANIFESTACOES DA ANA CANDIDA E MARCELA do grupo leitura da BPM EM 25/07/2025
Lamentável a desdita narrada no vídeo acima pela colega escritora, Carla Soares e que oportunizou a fala, da também escritora,  Dra. Marcela Neves, nossa companheira do Grupo de Leitura da Biblioteca Pública Municipal de Vitória - ES, que noticia também ter passado ou que passa pela mesma situação, que podemos, já  "a priori", inferir como constrangedora, com referida editora, mas do que uma pedra a obstar o caminho"... um pedregulho e tanto a transpor.
No nosso meio literário é  de sabença pública o esforço hercúleo de sempre, que todos nós Capixabas(de nascimento e/ou de residência) escritores e leitores, fazemos para alavancar a literatura aquilo produzida... principalmente, e agora, deparamo-nos com essas graves  denúncias, que nem a público a denunciada comparece para explicar! Pelo menos assim nós assevera Carla.
Muito triste tudo isso!
A sombra dessa nuvem densa ora surgida, além de liquidar com o crédito existencial da editora referida (menos uma no mercado capixaba) trás uma sensação muito ruim aos escritores que fazem questão  de apostar nos negócios literários aqui no Estado do Espírito  Santo, "fronts" plantados e germinados com muita galhardia, numa espremida e feroz concorrência com editoras  brasileiras, notadamente dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Por outro lado, mesmo desastrosa a narrativa, também tal fato, oportuniza-nos a "separação do joio do trigo", onde as ações de produções literárias  no ES - que são muitas e de boa qualidade -  se consolidem como ancoradouro seguros para a continuidade dos nossos sonhos  de publicação em nosso território, como escritores desta e nesta Terra Espírito-santense. Motivos animadores não faltam para isso!
Tanto é  que publicações aqui da "República Capixaba" tem se despontado como vencedoras e com dignos destaques nos mais diversos e importantes concursos literários do Brasil, como no Prêmio Jabuti 2021, que conforme noticia o "Século Diário": ... "o Espírito Santo saiu premiado[...] A editora Cousa foi a responsável pela publicação de Histórias ao redor, de Flávio Carneiro, agraciado com o Jabuti na categoria Crônica. O autor é goiano radicado no Rio de Janeiro, onde é professor de Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)"...
O Prêmio Jabuti é a principal premiação da literatura brasileira. Só  isso! 
Embora autor não capixaba e nem aqui residente, a Editora  é  Capixaba.
Particularmente, só  tive uma, mas boa experiência em termos de publicação de um dos meus livros em editora no ES. Fui para fora do Estado para publicação dos meus demais trabalhos, impulsionado por outro motivo, alheio à  minha vontade.  
Penso não ser inoportuno relembrar que meu livro de poesias "Amar... um constante (des)equilíbrio" , por ensejo dos editores, concorreu ao referido Prêmio Jubiti, edição 2023. 
Agora, na edição do Prêmio Jabuti 2025, em minha petulância, inscrito foi "Penumbras do pensar" um livro de crônicas ensaísticas, que ultrapassou a fase preliminar de submissão e continua, com muita honra para este singelo autor, firme na concorrência, pelo menos até 24 de outubro: data da divulgação dos 10 semifinalistas de cada categoria. 
Bom, quanto ao motivo pelo qual não  publiquei mais meus trabalhos solo no ES... isto, talvez, fique para uma outra croniqueta... quem sabe!
[ José  Roberto de Oliveira - Vitória-ES, 
25/07/2025, escritor membro efetivo da ALVV, do IHGES e da ACALEJES ]



Copyright © 2025Todos os direitos reservados.